Agostinho de hipona é uma figura célebre que dispensa apresentações. Mesmo tendo vivido entre o quarto e o quinto séculos da era cristã, sua influência ainda está fortemente impregnada na cultura ocidental, e ele continua, mais do que nunca, relevante para o século 21.
Agostinho é admirado e respeitado por um enorme contingente de pessoas, de acadêmicos a não acadêmicos, e dos mais diferentes matizes do cristianismo. Seus pensamentos e sua filosofia inspiraram praticamente todos os filósofos dos últimos mil e quinhentos anos, e seu patrimônio intelectual e espiritual continua a moldar gerações.
Lições de liderança de Agostinho é escrito para líderes espirituais que desejam orientar e equipar outros com base em princípios comprovados em assuntos do coração, como integridade, humildade, fidelidade, santidade pessoal, fome espiritual e serviço ao próximo. Este livro é uma jornada instigante pela teologia pastoral de Agostinho, um mestre que estava sempre na companhia de amigos, visitando discípulos e escrevendo cartas de orientação para aqueles que conhecia, e todo esse legado iluminou as páginas deste livro, que lhe proporcionará sugestões práticas e milenares de como liderar e inspirar pessoas para o sucesso.
Este estudo ocupa-se do ministério de mentorear líderes espirituais, isto é, da função de pastorear os que pastoreiam o rebanho de Deus. Depois de lançar os alicerces do ministério de mentor no Novo Testamento e de interagir com modelos exemplares do período da igreja primitiva, a maior parte deste livro analisará e articulará a abordagem que Agostinho faz do trabalho de mentorear os líderes da igreja. Ao examinar detalhadamente o percurso percorrido pessoalmente por Agostinho e as contribuições dos que lhe serviram de mentores, vou mostrar seus principais métodos ou formas de mentorear. Partindo desta evidência, elaborarei um argumento em prol dos seus princípios e convicções para mentorear líderes espirituais.