A ansiedade, aquela que deixa nossas mãos suando, que faz o coração disparar e quase sair pela boca, que tira o sono e traz complicações gástricas, não é nada normal.
É um mal que perturba milhões de pessoas no mundo todo. Não é o mal deste século; mas de todos os séculos. Suas raízes estão no Espírito e é nele que se deve aplicar o antídoto.
"A ansiedade é enfermidade, já vem de muito longe, e é grave. Logo, a terapia deve ser especial, e a cura somente virá a longo prazo", afirma Severino Barbosa, na sua Introdução, com muita propriedade.
Mas não se limita a apontar o mal. Aponta também o remédio – o Evangelho do Cristo, desdobrado à luz da Revelação Espírita. "Não vos inquieteis pelo dia de amanhã...", ensinou Jesus. "Mantenha a calma, cultive a paciência", repetem os instrutores espirituais na vasta literatura espírita de autoajuda.
Está aí, portanto, em suas mãos, caro leitor, uma obra das mais úteis e edificantes, verdadeiro manual terapêutico para vencer esse monstro devorador da nossa paz interior.