A Matemática é uma ciência de ampla importância para a vida em sociedade e seus métodos são essenciais para diversas áreas do conhecimento e para as atividades profissionais. O estudo dessa ciência é fundamental para a formação do indivíduo e para o desenvolvimento de competências e habilidades, principalmente, do raciocínio lógico e dedutivo.
Os conteúdos de Análise Combinatória estimulam o raciocínio lógico e dedutivo, sendo abordados, na maioria das vezes, em problemas de contagem que analisam situações do cotidiano. Para resolvê-los, é exigido criatividade e compreensão das situações, evitando o uso de fórmulas de maneira mecânica e sem reflexão.
Esses problemas podem se tornar ainda mais desafiadores quando empregados com maior complexidade, um exemplo é "O Problema de Lucas", cuja resolução encontra-se nesta obra. Também é possível ver outros, de Geometria Combinatória. Você já ouviu falar em Geometria Combinatória?
Não é comum, mas existem vários problemas que envolvem esses dois conceitos matemáticos, a geometria e a análise combinatória. Nesta obra é possível encontrar alguns deles, a saber: a contagem do número de interseções de diagonais de um polígono convexo, a contagem de regiões, a Pizza de Steiner e o Problema do Final Feliz.
A partir do estudo desses temas, foi criada uma proposta, com base nos documentos oficiais, que tem como objetivo motivar os professores e os estudantes, durante o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Análise Combinatória.