Escrito quando ainda pouco se ouvia falar sobre oficinas, programas, eventos ou clubes de leitura, o livro sistematiza de modo inédito a prática de Suzana Vargas – professora, escritora, mestre em teoria literária e produtora cultural – em sala de aula ou eventos que tenham a leitura como mola mestra.Na primeira parte, dedicado especialmente a professores, o ensaio apresenta alguns conceitos de natureza teórica nunca desvinculados de sua aplicabilidade em sala de aula.
Trabalha-se aqui a concepção (moderna) do professor-leitor: aquele que reconhece como sua a missão de despertar o prazer de ler. Teoria e prática mesclam-se sem que uma interfira na outra.
No ensaio Rodas de Leitura: o que são, de onde vieram, para onde vão? a autora mostra como trabalhar o texto literário de modo informal e lúdico para além da sala de aula, comprovando sua tese de que é possível para a literatura, ir além dos muros da escola ou da universidade, alcançando novos espaços enquanto atividade de lazer, a exemplo do cinema, teatro ou outras formas de entretenimento. Esse foi com certeza, o grande legado do projeto Rodas de Leitura que ela implantou nos Centros Culturais do Banco do Brasil do início dos anos 90 a 2005.