Esta obra apresenta conteúdos relacionados às especificidades da leitura e da produção de textos acadêmicos, em conformidade com diretrizes atualmente vigentes em cursos universitários, de graduação e de pós-graduação, bem como em instituições que valorizam os parâmetros da comunicação científica criteriosa, clara e objetiva.
É fundamental que os sujeitos do processo de leitura e de escrita de textos acadêmicos estejam preparados para produzi-los em conformidade com as demandas de cada gênero, dentre os quais destacamos o resumo, a resenha, o artigo científico, o paper, o ensaio, o projeto de pesquisa e a monografia acadêmica. Assim, pretende-se alcançar um público-alvo diverso, das mais diversas áreas do saber, como de exatas, saúde, artes e humanidades. Mais ainda, oferece-se um compilado das regras da ABNT hoje vigentes, aí incluso a NBR 10520/2023, cuidadosamente comentadas, que impactam a produção e o alcance social de textos que circulam na academia.
Desse modo, intenta-se alcançar leitores e produtores de textos acadêmicos, conduzindo-os pelos meandros de uma trajetória de formação universitária e profissional bem-sucedida, pautada pela ética e pelo saber científico, reflexivo e crítico. Pode-se, por fim, afirmar que interagir com a academia e com a ciência, apresentando um bom domínio de seus parâmetros discursivos, é também um modo de agir politicamente, construindo, no coletivo, um mundo mais justo, pautado pela democracia, pela equidade, pelo desenvolvimento econômico sustentável e pelo rigor científico socialmente comprometido.