O Lean Manufacturing estabeleceu um método de produção que, ao mesmo tempo, priorizava a eliminação dos desperdícios sem negligenciar a qualidade do produto resultante no final do processo, garantindo redução de custos para a organização e a aprovação do seu mercado consumidor.
Com o passar do tempo, o Lean provou ser uma abordagem eficiente na prestação de serviços ou tomada de decisão, dado que haja uma condução plausível de sua aplicação. Dessa forma, ele foi expandido para o âmbito de saúde, com a designação de Lean Healthcare, que também busca a eliminação total de desperdícios dos processos, com a manutenção da qualidade prestada, voltada para o setor de saúde, no qual o mercado consumidor são seus pacientes.
Gerentes e especialistas têm lutado para limitar os crescentes custos, enquanto ainda oferecem bons cuidados de saúde. Ambientes hospitalares operam com uma verba menor do que a necessária, gerando a necessidade de criar uma sistemática com o intuito de combater esse perfil estagnado dos hospitais, reflexo das políticas públicas da área da saúde.
Neste livro é apresentada uma sistemática de aplicação do Lean Healthcare, tendo como base a clínica médica de um hospital de médio porte. Através da base teórica estabelecida na obra, e das técnicas do Lean utilizadas nos processos estudados, gerou-se um vasto coletivo de aprendizados e lições, que são disseminados nesta obra, para auxiliar todos os interessados em melhorar seus processos.