Como a escola pode se tornar uma instituição formadora e aprimoradora da atuação docente? Recorrentemente, surgem reflexões e questionamentos acerca do papel das instituições educacionais no processo de formação em serviço dos professores.
Este livro busca contribuir e responder à indagação inicial, pois apresenta uma experiência prática, cuja proposta volta-se aos professores de Biologia. A ideia central da obra é apresentar possibilidades e estratégias de qualificação profissional no próprio ambiente de trabalho do professor.
Uma dessas estratégias sugeridas no livro é o Laboratório de Didática e Aperfeiçoamento Docente – LDAD. Podendo ser criado tanto no espaço físico quanto no mundo virtual, o LDAD é uma ferramenta à disposição da escola e dos professores, funcionando como elemento potencializador e facilitador da atividade de ensinar. É dotado de quatro dimensões: estudos e pesquisas, métodos e técnicas de ensino, análise reflexiva do ensino e redimensionamento da prática docente.
Portanto, os leitores têm em mãos não somente mais um livro teórico em seu acervo, mas sim uma obra que traz exemplos práticos para ampliar o horizonte de saberes e conhecimentos relativos acerca do processo de ensino.