Repensar o ensino em meio à diversidade metodológica e tecnológica, atualmente existente, não parece ser tarefa simples; no entanto, o perfil e a maneira de assimilar as informações e construir bases cognitivas dos estudantes na atualidade acompanham as mudanças inerentes às gerações nas quais estão inseridos. Os recursos e as metodologias que se utilizam de tecnologias digitais são consenso quando tratamos de atender as expectativas dos educandos.
O processo educativo que permite aliar o ensino de matemática numa abordagem "STEAM" consiste em utilizar plataformas tecnológicas de código aberto para construir aplicativos com programação em blocos para resolver problemas matemáticos, favorecendo o empenho e a participação do estudante durante e depois dos momentos de aprendizagem.
O Lab Matic Maker é um projeto desenvolvido no âmbito da Fábrica de Inovação do Instituto Federal do Maranhão, explicado a partir das experiências dos autores Renato Noleto e Sandra Caminha. Com a realização de oficinas de construção de aplicativos para resolver problemas de matemática para estudantes do ensino médio, perceberam que houve envolvimento, compreensão e comunicação tecnológica pelo aprender fazendo.
Podemos destacar, em epítome, que o leitor terá acesso a registros de criação de aplicativos pelos próprios estudantes, com um olhar sob o ensino de matemática com tecnologias digitais.