Fantasmas de esposas que retornam ao mundo para assombrar, almas que vivem em corpos de borboletas, formigas que criam grandes civilizações, e muitos outros seres incríveis estão nessas narrativas tradicionais japonesas, recolhidas e escritas pelo escritor Lafcadio Hearn.
No final do século XIX, o Japão vivia um processo de abertura ao Ocidente com o início da era Meiji. Vindo dos Estados Unidos, Lafcadio Hearn encontrou ali uma atmosfera cultural e existencial que respondia às suas aspirações de tomar contato com uma visão distinta do racionalismo ocidental. Questionando os valores americanos e europeus, ele apreciava a concepção de mundo que ainda prevalecia no Japão antigo: ciência e poesia concebidas como um elemento uno, que não se separavam. E, nesta nova terra, registrou contos populares da rica tradição japonesa, num olhar que resgata uma cultura oral que naquele momento já se perdia, em face da ocidentalização.
Além das clássicas narrativas reunidas em Kwaidan, a presente edição é enriquecida com os contos que compreenderam o livro Estudo de insetos, também de Hearn, este escritor que, embora greco-americano, pode ser considerado uma das mais expressivas vozes da literatura japonesa.