Kate Somente vive num mundo de superstições e maldições, em que uma canção pode curar um ferimento e uma sombra pode operar uma magia profunda. Filha de um entalhador de madeira, desde cedo Kate seguiu os passos paternos. Os talismãs esculpidos por ela são tão belos que ela passou a ser conhecida como a "bruxa da lâmina" — um apelido muito perigoso num local em que bruxos são caçados e queimados em praça pública.
Mas Kate e seu povoado enfrentam tempos difíceis. O pai da menina morreu, deixando-a sozinha no mundo. E um nevoeiro misterioso agora encobre toda a região, arrasando lavouras e espalhando o medo da fome e da doença. Os moradores do lugarejo estão procurando alguém para culpar, e seus olhos se voltaram para Kate.
Um dia, porém, surge Linay, um desconhecido com uma proposta. Em troca da sua sombra, ele dará a Kate os meios para fugir do vilarejo que parece determinado a queimá-la; e também lhe concederá seu desejo mais secreto. É uma oportunidade para ela começar de novo, encontrar um lar, uma família, um lugar que seja seu. Mas a menina logo percebe que não poderá viver sem sombra para sempre... e que as intenções de Linay são mais sinistras do que ela poderia imaginar.