O tema das juventudes indígenas é de recente abordagem na academia e na sociedade em geral. O objetivo do presente livro é apresentar um panorama histórico e atual da produção de sentidos sobre as e das juventudes indígenas no âmbito interno e externo aos povos indígenas, assim como na proposição de direitos e políticas públicas direcionadas a tais sujeitos.
O foco principal de reflexão e interlocução com as juventudes indígenas é menos o de compreender a alteridade desses sujeitos culturalmente diferenciados e mais em saber como as diferentes instâncias estatais e sociais, incluindo as indígenas, e os instrumentos jurídicos tratam ou podem vir a tratar tais sujeitos.
Assim, percorro um caminho histórico, etnográfico e normativo para entender a pluralidade de fontes de produção do ser jovem em contextos indígenas, e de que forma isso acaba por ressoar na construção ou interpretação dos direitos das juventudes e dos direitos indígenas, levando em consideração a abordagem geracional e interseccional preconizada por jovens indígenas.