Os sonhos foram, durante muito tempo, considerados bons ou maus presságios. A crença moderna, porém, de que se relacionam diretamente com a psicologia de cada um, e com as atitudes e padrões de comportamento de quem sonha, deriva do trabalho pioneiro de C. G. Jung, responsável por apresentar a ideia de que nos sonhos o inconsciente emerge de uma forma muito nítida.
Este livro prático e abrangente é uma excelente introdução para a compreensão dos sonhos com base nos princípios da psicologia analítica. O modelo da psique segundo Jung é discutido de modo conciso, com muitos exemplos clínicos de sonhos e da forma como podem ser interpretados em seu contexto.
Uma atenção particular é dada aos temas comuns e repetidos (quedas, perseguições, casas, carros, mortes, mágoas, casamentos, o fim do mundo, símbolos sexuais etc.) e também aos sonhos traumatizantes e sua função intencional e compensatória, incluindo os que prognosticam doenças ou mudanças físicas, e os que se relacionam às etapas da vida e ao processo de individuação.