Inovação está no DNA do ITA e formação humana é o espírito institucional vivo nas suas pessoas. Engenheiros, empresários, em especial do setor aeroespacial, professores de qualquer área de conhecimento, gestores em educação, pesquisa e produção, buscando agregação e avanços, refletem sobre a postura iteana, incluindo responsabilidade social e ambiental em processo amplo e profundo que envolve a comunidade institucional. Trata-se de uma leitura necessária e atualíssima, independentemente de tempo ou lugar. Porém, no Brasil, é um desafio e simultaneamente um alento, pois mostra que ética e sucesso são uma realidade possível, tornando-se um convite a aceitar.
A autora
O "Modelo Iteano", inédita concepção embasando um processo educacional diferenciado, visando à formação integral em engenharia de inovação, é abordado pela autora, em profícuo trabalho de pesquisa. Explora os embasamentos do modelo, analisando "valores fundamentais", como a "disciplina consciente", diferenciando-a do tradicional Código de Honra. Baseia-se em sua vivência quando coordenou o desenvolvimento organizacional e humano, com essencial formação profissional e dedicação à educação/pesquisa. "Recomendo especialmente aos iteanos que, com certeza, irão completar-se (não se surpreender) e, talvez, alguns venham a se redescobrir".
Prof. Dr. Euclides C. Fernandes
(Prof. titular até 2001, reitor do ITA 1994-2001).
Época de transformação e resultados sem precedentes. Em 1992, ao retornar dos EUA, nem acreditava no que estava vendo: só harmonia entre alunos e professores civis e militares. Em agosto de 1989, deixava de existir a Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento Humano do ITA. Que saudades! O ITA é uma marca. A mais forte que conheci e com a qual tenho tido o privilégio de conviver e contribuir durante grande parte de minha vida. Este livro compartilha o que eu quero dizer com este parágrafo.
Prof. Donizeti de Andrade, Ph.D.
(Eng. de Aeronáutica, T. 1983).
Fazendo parte do corpo docente, no período registrado no livro, tive o privilégio de conviver com a professora Valderez, que deu uma enorme contribuição para o fortalecimento do Modelo Iteano, especialmente quanto ao relacionamento professor/aluno e ao reconhecimento da disciplina consciente. Um período de muito aprendizado!
Prof.ª Maria Elizabeth Stafuzza Gonçalves
(M.C.– IEFM,1980-2000).