Este livro é resultado de uma pesquisa realizada em um curso de doutorado em Economia entre os anos de 2015 e 2019 na Universidade Federal Fluminense. Neste período, o Brasil passou por intensas rupturas políticas que marcaram sua história. Neste mesmo contexto, o cenário econômico apresentava gargalos cada vez mais profundos e difíceis de serem superados. Várias agendas de pesquisas buscavam identificar e/ou apontar estes gargalos e consequentemente as possíveis soluções. A estrutura produtiva brasileira já era objeto de análise de inúmeros trabalhos e, cada uma ao seu modo e método, já apresentavam as limitações tanto produtivas quanto no tamanho, competitividade e etc. Neste bojo de pesquisa, o IPEA - Instituto de Pesquisa em Economia Aplicada - iniciou uma agenda de estudos voltada à investigação do desempenho da produtividade no Brasil.
Tendo estes estudos como pano de fundo e também como um direcionador da pesquisa, este livro é o resultado do aprofundamento da pesquisa voltado à produtividade na indústria de transformação no Brasil entre 1996 e 2016.
A pesquisa apresentada neste livro pauta no impacto dos investimentos, em suas diferentes modalidades, na produtividade do trabalho. Pretende-se, com essa pesquisa, contribuir para o debate acerca das limitações da estrutura produtiva industrial brasileira e consequentemente apontar pontos de vulnerabilidade a serem sanados.