Com a consolidação do capitalismo e a inserção dos princípios neoliberais, tornou-se habitual a prática de intervenções urbanas com o objetivo de transformar a realidade cotidiana em cenários de um espetáculo, transformando as cidades em mercadorias a serem consumidas por uma seleta parcela da sociedade. Tais intervenções encontram-se hoje inseridas em discursos políticos e práticas empreendedoras, que visam o sucesso econômico por meio do melhoramento urbano. Assim, a especulação imobiliária atua em todas as fases do processo, induzindo e consolidando os efeitos gerados por essas intervenções. Gentrificação e exclusão social são consequências certas quando o poder público é aliado ou torna-se omisso diante das ações do setor privado.
Dessa forma, a obra pretende aprofundar-se na pesquisa acerca das reabilitações urbanas de modo a analisar os impactos urbanos e socioeconômicos constantemente presentes nessas ações.
Destina-se a estudantes e professores de arquitetura e urbanismo, assim como a profissionais da área e a todos que se interessam pela dinâmica das cidades.