A inteligência artificial (IA) vem passando por diversas transformações ao longo do tempo, e atualmente é reconhecida como uma ferramenta indispensável que produz informações cruciais para a tomada de decisão. Essas informações são, em grande parte, obtidas por meio de algoritmos sofisticados e técnicas de aprendizado de máquina que permitem a análise e interpretação de vastos conjuntos de dados.
Desde suas aplicações mais básicas, como sistemas de recomendação em plataformas de streaming e comércio eletrônico, até os avanços mais recentes em modelos de linguagem como os GPTs (generative pre-trained transformers), a IA tem mostrado um potencial imenso para revolucionar diferentes setores. Os sistemas de recomendação utilizam algoritmos de IA para analisar o comportamento do usuário e sugerir produtos ou conteúdos personalizados, enquanto os GPTs são capazes de gerar textos coerentes e contextualmente relevantes, sendo utilizados em áreas como atendimento ao cliente, produção de conteúdo e assistência virtual.
A adoção de padrões internacionais em IA tornou-se essencial para minimizar as divergências nas práticas de desenvolvimento e implementação, contribuindo para a padronização e melhor entendimento dos resultados, aumentando a confiabilidade, a qualidade e a transparência das informações para os stakeholders. Como as tecnologias de IA envolvem muitos julgamentos por serem altamente complexas e sofisticadas, os profissionais da área passaram a ter uma responsabilidade muito maior. A interpretação e o entendimento dos algoritmos e modelos de IA impactarão diretamente o processo de desenvolvimento, implementação e análise das soluções baseadas em IA.
Nesse contexto, esta obra apresenta de forma simples e ilustrativa os principais aspectos das tecnologias de IA mais utilizadas atualmente, com o objetivo de facilitar o processo de entendimento e aprendizado de profissionais, alunos e demais interessados na temática.