Inovação fundamentada em ciência: o nanoscópio óptico conta a história de desenvolvimento de um instrumento científico por um grupo de pesquisadores brasileiros que internalizaram uma tecnologia nascida no início dos anos 2000 e realizaram diversas inovações que culminaram na criação de uma empresa para a venda do chamado nanoscópio. A partir de considerações sobre os impactos da geração de nova instrumentação para a ciência, os autores narram como os pioneiros na pesquisa em laser e espectroscopia Raman no Brasil lançaram as bases para a construção de uma competência científica que culminaria na criação de uma plataforma tecnológica capaz de abrir um novo campo de pesquisa em nanotecnologia.
A capacidade científica instalada, aliada ao estabelecimento de parcerias em engenharia, eletrônica, mecânica, automação, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, gestão de produto e empreendedorismo, tornou possível a transição da tecnologia da academia para o mercado. A criação de uma spin-off acadêmica e todos os desdobramentos do desafio de se comercializar essa nova tecnologia são abordados de forma a explicitar acertos, erros e lições aprendidas que possam inspirar outros grupos aptos a trilharem um caminho semelhante. Acima de tudo, o livro descreve a complexidade de tal processo, que envolve financiamento paciente, infraestrutura e recursos humanos, elementos fundamentais para que uma nação seja soberana em ciência e tecnologia, rumo a uma indústria inovadora.
O livro é destinado aos interessados nos impactos da ciência na sociedade, aos estudantes de graduação e pós-graduação, aos profissionais da área de inovação e ao público em geral. É de especial interesse a formuladores de políticas públicas em CT&I e empreendedores das tecnologias conhecidas como "hard sciences".