Importante! Não estou, aqui, para chamar você de Inocente Digital, mas para dizer que todos nós — de alguma forma, com alguma intensidade e em algum momento — nos comportamos como Inocentes Digitais. Quer ver como isso é verdade? Não é necessário falar, você só precisa pensar nas respostas que daria às seguintes perguntas:
-Você acha que, às vezes, somente às vezes, sua mente é sequestrada pela timeline das suas redes sociais e o faz perder um tempão com coisas sem muito sentido?
-Esteve em um evento familiar ou entre amigos e, de repente, percebeu que as pessoas haviam parado de conversar e estavam "zapeando" nos seus smartphones?
-Percebeu o quanto as informações e as notícias que chegam até você, via redes sociais ou noticiários, acabam aumentando sua ansiedade e sua indignação?
-Não consegue mais compreender as mudanças do mundo que o cerca, por isso, acaba achando que está tudo perdido e que o mundo não tem mais jeito?
-Colocou-se em algum risco digital simplesmente por não conseguir identificar um golpe ou uma informação falsa que chegou até você?
Calma! Calma! Não precisa se desesperar, nem precisa largar a internet e as redes sociais. Tudo isso é muito mais comum do que você imagina, e as respostas que você está pensando só confirmam que todos nós estamos no mesmo "barco".
Neste livro, vamos juntos compreender os principais motivos que nos levam a ser Inocentes Digitais e, mais que isso, vamos desenvolver uma "Malícia Digital" para que possamos não somente compreender melhor o mundo digital que nos cerca, mas, também, reposicionar nossas vidas diante de todos os desafios, criando para cada um de nós uma vida mais presente e harmonizada com a tecnologia, internet e redes sociais.