Indivíduo, liberdade e mercado: introdução à Escola Austríaca de Economia é um livro que gira em torno do ser humano, de um valor fundamental e de uma forma de organização das ações humanas na sociedade para esclarecer a visão dos economistas austríacos sobre como funciona a Economia.
Parece difícil? Não é! O pensamento e a ação do indivíduo se estruturam e se desenvolvem no tempo e dão origem ao valor econômico, à troca e aos mercados em que empreendedores detectam os desejos e as necessidades das pessoas e definem formas de satisfazê-los. A sociedade, então, constrói-se a partir do indivíduo e de seus interesses, que se conciliam de diferentes maneiras em torno da ideia de que a liberdade individual é o valor supremo na sociedade.
Este livro foi escrito tendo em mente leitores com poucos conhecimentos de Ciências Econômicas, mas oferece uma perspectiva resumida que poderá interessar também a todos os que já dominam essa ciência. Ao abordar temas do pensamento social e político da Escola Austríaca, o livro também interessará aos não economistas que desejem saber mais sobre gigantes do pensamento econômico, como Ludwig von Mises, Friedrich Hayek (Prêmio Nobel de Economia em 1974), Eugen von Böhm-Bawerk e Carl Menger.
O interesse pela Escola Austríaca de Economia tem crescido no Brasil e no mundo. É preciso conhecer suas ideias, seja para adotá-las, seja para criticá-las. Indivíduo, liberdade e mercado: introdução à Escola Austríaca de Economia foi pensado e elaborado com a intenção de oferecer uma porta de entrada às ideias austríacas e, dessa forma, auxiliar na construção de uma sociedade livre.