A obra é contemporânea, inspiradora e revestida de elementos que permitem agregar inovação ao campo da governança pública, de modo especial nos mares turbulentos pelos quais navega a temática em licitações; e a autora, com afinco e dedicação por meio de seus recortes, destaca-se como uma pesquisadora aguerrida e sedenta por melhorias no âmbito dos processos licitatórios, afinando-se com o ideário de reconhecer a necessidade de melhorarmos elementos que constituem o campo da governança, uma verdadeira viagem em mares de conhecimento.
Este é o grande desafio das instituições: reinventar-se, fazer diferente! A autora mostra-nos em sua obra que isto é possível no âmbito do pregão eletrônico, inicialmente a partir do aprimoramento do sistema de gestão, da normatização, empregando padronização e perfazendo a publicação das atividades do processo.
A obra revela com clareza que a implantação de indicadores em licitações é capaz de auxiliar os gestores no processo de tomada de decisões, uma vez que estas ferramentas produzem um conjunto de informações relevantes e, de modo especial, tende a evidenciar possíveis falhas, equívocos e imperfeições na realização da disputa licitatória. No curso da viagem é possível avistar que estes elementos traduzidos para o campo da governança tendem a melhorar o direcionamento, as avaliações e todo o monitoramento das ações conduzidas pelos gestores.