O tema da inclusão laboral de pessoas com deficiência tem ganhado relevância nas últimas décadas no cenário brasileiro. Acompanhando uma tendência mundial, desde a década de 90, o Brasil, por meio de políticas públicas, busca a construção de uma escola que esteja aberta à diversidade. Nesse contexto, incluem-se as pessoas com deficiência intelectual que, historicamente, sempre estiveram alijadas do processo de escolarização formal.
Não obstante, a escolarização e inclusão laboral desses alunos têm sido alvo de estudos e pesquisas, objetivando favorecer esses processos. A presente obra trata de uma experiência de investigação relacionada à profissionalização de jovens e adultos com deficiência intelectual, desenvolvida em uma escola especial.
O livro discorre sobre quem são os alunos com deficiência intelectual, suas especificidades e necessidades de apoio para o seu desenvolvimento. Trata, também, da formação de profissionais docentes e de apoio no sentido de favorecer o processo vida pós-escola, além de apresentar um caminho cujo foco é a formação profissional desses alunos, entendendo que esse é um processo que deve ser iniciado na escola.
A motivação maior é a expectativa de que o conhecimento aqui presente possa contribuir para a aquisição de novas aprendizagens, para o autodesenvolvimento de estudantes e de profissionais da área, tanto na formação inicial quanto na formação continuada.