Este livro é fruto da minha pesquisa para a dissertação do mestrado em Direitos Humanos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Através da inspiração nas conversas de familiares por aplicativos de mensagens (WhatsApp), percebeu-se que a divisão identitária e ideológica provocada pelas eleições do ano de 2018 motivou uma maior pesquisa pelas fontes e pela veracidade das notícias difundidas nas redes sociais.
Em resumo, quando uma pessoa do partido X encaminhava uma notícia do partido Y, os interessados buscavam a veracidade da informação, muitas vezes encaminhando o contraponto em seus grupos familiares, de serviço ou de amigos e provocando um debate.
Este livro traz os resultados da pesquisa que originou a dissertação de mestrado do autor, buscando analisar os institutos de checagem de veracidade de notícias disponíveis ofertados seja pelo poder público, pela parceria público-privada ou por iniciativa individual de usuários das redes sociais, bem como o trabalho realizado pelo poder público para esclarecer notícias falsas e como essas ações elevaram a participação social e o exercício da cidadania no debate político.