Neste volume da Série Mortal, Ilusão Mortal, Eve Dallas precisa desvendar um caso sanguinário num bar no Lower West Side de Nova York. A protagonista de J.D. Robb embarca nessa nova investigação, preocupada com a possibilidade de outra tragédia iminente.
Era só mais um happy hour no On The Rocks, bar aonde as pessoas costumam ir para relaxar depois de um dia estressante. Enquanto bebem, alguns reclamam dos chefes e outros estão apenas em busca de alguém com quem passar a noite. É quando algo muito estranho acontece. De repente, os barulhos se intensificam, as pessoas se tornam agressivas, palavras rudes são trocadas, começa um empurra-empurra e a loucura se instala. Doze minutos de caos e violência, resultando em oitenta e três pessoas mortas.
Eve Dallas tenta destrinchar os eventos inexplicáveis. Ela se depara com uma cena de crime assustadora: pilhas de corpos amontoados, sangue respingado por toda a parte. Os sobreviventes descrevem uma leve dor de cabeça, alegam ter visto monstros e vespas gigantes e relatam um sentimento de medo, raiva e paranoia. Depois do resultado dos exames toxicológicos, a descrição das alucinações começa a fazer mais sentido. O ar no interior do estabelecimento apresentava um certo nível de agentes tóxicos, um coquetel de drogas muito potente, o que levou as pessoas a um estado de delírio temporário ou mesmo à morte em pouco tempo.
Mas nada explica quem teria sido o autor dessa barbárie, nem qual teria sido sua motivação. Roarke, marido de Eve e, coincidentemente, o dono do On The Rocks, não acredita que o ataque tenha sido direcionado a ele, mas está certo de que se trata de algo muito maior. Se a tenente Eve Dallas não conseguir descobrir o culpado, mais tragédias podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora. Porque a droga é espalhada pelo ar...
Ilusão Mortal faz parte da série Mortal de J.D. Robb, pseudônimo da célebre Nora Roberts. Mortal, que já vendeu mais de 415 mil exemplares no Brasil, é considerada a série policial mais bem-sucedida do mundo. A série pode ser lida cronologicamente ou em qualquer ordem, já que os livros contam histórias independentes e que não necessitam da leitura do volume anterior para sua compreensão.