O presente livro é resultante de uma pesquisa de mestrado e apresenta o relato de uma experiência de ensino da iluminação cênica fundamentada nos princípios do design. Para tanto, expõe seus conceitos e investiga as relações entre os fundamentos do design e o processo de criação em iluminação cênica.
Com base no entendimento do teatro como meio de comunicação e da iluminação como linguagem do espetáculo e informação sensorial da cena, analisa os processos de elaboração, compreensão e interpretação das suas linguagens com base na exploração de suas funções históricas e potencialidades expressivas.
A metodologia empregada na pesquisa foi, além do registro das atividades pedagógicas da autora, a investigação de experiências com processos de criação da luz para alguns espetáculos e de referências bibliográficas relacionadas.
Considerando ainda o conceito de design thinking, conclui que a atividade do design no universo cênico refere-se a fazer escolhas e tomar decisões, buscando os estímulos para essas soluções no trabalho coletivo de criação e nas bases compositivas, visando a interação entre palco e plateia, aliando artes e ofícios, forma e função.
José Ronaldo Faleiro