Mergulhado em um referencial histórico e hermenêutico, o leitor poderá reinterpretar a história da Igreja Católica e, ao mesmo tempo, se deparar com uma nova possibilidade de compreensão do exercício da autoridade eclesiástica.
A Igreja Católica sempre se deparou com a discussão sobre a participação de seus agentes na sua estrutura interna e na relação com as demais instituições sociais nos diversos momentos da história. Qual é sua configuração interna no que diz respeito ao exercício da autoridade? Qual é o papel do leigo nessa estrutura eclesiástica? O leigo atua como protagonista ou colaborador da hierarquia?
O que significa falar de um laicato adulto na Igreja Católica? Quais são as implicações que essa nova configuração representaria na sua estrutura interna e na relação com a sociedade? Estas são algumas questões presentes no livro Igreja e Laicato Adulto. O texto retoma um debate, ao mesmo tempo antigo e contemporâneo, em que se propõe uma nova maneira – pretensiosa? – de compreender o papel da hierarquia na Igreja Católica, não desconfigurando sua estrutura eclesiástica, mas indicando um novo jeito de exercer a autoridade.