A Contabilidade vem passando por diversas mudanças ao longo do tempo e atualmente é reconhecida como uma ferramenta indispensável que produz informações para a tomada de decisão.
Essas informações são, em grande parte, apresentadas nas "Demonstrações Contábeis" (CPC) ou "Demonstrações Financeiras" (IFRS), a partir dos critérios de reconhecimento e mensuração das transações realizadas por cada empresa.
Dessa forma, a adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) se tornou essencial para minimizar as divergências nas práticas contábeis diversas adotadas pelos países, contribuindo para a padronização da apresentação das demonstrações, aumentando a confiabilidade, a qualidade e a transparência das informações para os investidores.
Tendo em vista que as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) envolvem muitos julgamentos por serem mais subjetivas, os profissionais da contabilidade passaram a ter uma responsabilidade muito maior, pois a interpretação e o entendimento sobre cada norma impactarão diretamente no processo de reconhecimento, mensuração e divulgação das informações contidas nas demonstrações.
Nesse contexto, a 2ª edição da obra apresenta de forma simples e ilustrativa os principais aspectos das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) mais utilizadas pelas empresas com o objetivo de facilitar o processo de entendimento e aprendizado de profissionais, alunos e demais interessados na temática.
O enfoque na prática faz toda a diferença e nessa edição foram incluídos 12 capítulos em relação à edição anterior. Logo, o número de exemplos e exercícios resolvidos apresentados aumentaram, possibilitando um olhar ainda mais diferenciado sobre cada tema.