Depois de vivenciar inúmeras e revolucionárias mudanças culturais, científicas e tecnológicas, a humanidade enfrenta, nessa virada de milênio, a necessidade de engendrar uma nova revolução. Olhando de forma global e otimista, ela já está acontecendo e perpassa pela Educação. Olhando de forma mais específica, chega-se à escola e à pessoa do professor, cujas propostas de trabalho não podem ser somente ensinar, mas, para muito além, precisam educar, no sentido de humanizar os educandos, dando sentido ao conhecimento, ampliando a sua Consciência Humana, pelo exemplo de boa pessoa e por meio de metodologias adequadas aos novos tempos.
Os professores formam-se academicamente para exercerem seu ofício, porém a qualidade do seu trabalho também depende dos seus aspectos pessoais, cuja formação antecede e vai além da formação acadêmica. As capacidades de amar e de ser empático, de demonstrar o humor e a alegria, de encantar-se e comprometer-se com o seu trabalho revelam quem é o profissional e, sobremaneira, como é a sua pessoa e, como está claramente apresentado neste livro, são esses os aspectos que os educandos reconhecem, valorizam e tornam os professores marcantes e influentes na sua própria formação pessoal.
Diferentemente da escola tradicional, que tinha como meta transmitir conhecimentos prontos, a escola atual também se tornou um templo de convivência, já que as famílias e os espaços seguros de convivência estão cada vez mais restritos e, além disso, os conhecimentos são facilmente acessados pelos meios eletrônicos. Neste livro, trataremos de defender um novo olhar sobre a escola e as relações entre o professor e os estudantes.
São tempos de se planejar uma educação mais integral, na qual crianças e jovens possam aprender a respeitar a diversidade, a serem mais inclusivos, a desenvolverem habilidades cognitivas, psicomotoras e sociais, bem como sejam capazes de questionar e de construir conhecimentos novos, a fim de estarem aptos a transformar o mundo em um lugar melhor. Esperamos que este livro contribua para esse novo olhar, em especial sobre a pessoa do professor.