Uma vida sem sentimentos, sem paixão, não vale a pena ser vivida. A vida é plena de emoções, mas precisamos aprender a conviver com elas. Nós somos o que sentimos. Vivemos, porém, na "ditadura da felicidade". Sentimentos considerados "bons" (alegria, felicidade, amor) são exaltados, enquanto os "ruins" (tristeza, raiva, ciúme, frustração, rejeição) são reprimidos, varridos para baixo do tapete.
Temos dificuldade em expressar nossos sentimentos, em aprender com eles. Na maioria das vezes, tentamos até ocultá-los ‒ e quem nunca mentiu, que atire a primeira pedra.
Todos os sentimentos têm valor, precisamos aprender a lidar com eles, estabelecer um equilíbrio entre o sentir e o reagir.
Como superar um momento de angústia, de depressão, de raiva? Como lidar com o amor, com a alegria? O que nos falta, na verdade, é educação emocional. E é disso que trata esse livro. São 19 histórias, narradas em uma linguagem direta, simples e divertida, cada uma explicando e comentando um sentimento. Uma obra para crianças, pré-adolescentes e adolescentes, que pode ‒ e deve ‒ ser lida junto com os pais.