As métricas que organizam o sistema tributário nacional guardam relação direta com a pirâmide econômica e social do país, que por sua vez segue ancorado em pilares raciais e patriarcais como marcadores que conformam os lugares de negros e mulheres em posições de desigualdades preservadas inclusive por força da desequilibrada repartição contributiva das pessoas.
"História, Tributação e Raça" é uma coletânea que apresenta reflexões de jovens profissionais do direito que se lançam numa seara das mais masculinas e brancas, a do direito tributário e financeiro, na companhia do jurista negro baiano Prof. Dr. Edvaldo Brito. A reflexão proposta pelo livro associa os conceitos de tributação e raça para aprofundar as discussões sobre o racismo estrutural e estruturante brasileiro.
O livro foi organizado a partir de diálogos estabelecidos durante o estágio de pós-doutorado realizado pela organizadora Profa. Dra. Daniela Olimpio de Oliveira junto ao Programa de Pós-Graduação em História Econômica (PPGHISTO) na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), sob a supervisão do Prof. Dr. Francisco Assis de Queiroz.