A discussão política gira em torno da direita e esquerda, quando, na verdade, a solução das crises econômicas passa longe dessa polaridade.
A real causa dos problemas está no controle do crédito e da criação do dinheiro público. A criação do dinheiro de papel e digital é muito recente. A humanidade ainda não aprendeu a lidar com seus mecanismos de regulação. Essa é um fato ignorado pela maioria da nação e é uma solução tão simples A verdadeira potência que guia o mercado são os títulos de dívida, os números digitais em computadores criados a partir do crédito sem lastro através das reservas fracionadas e que são extremamente inflacionários no seu excesso e recessivos na sua deficiência.
O verdadeiro valor do dinheiro público está baseado no trabalho, que produz os bens e serviços que melhoram a vida real das pessoas. O dinheiro não pode ser produzido nem a mais nem a menos do que a riqueza da vida real, produzido, exclusivamente, pelo trabalho. O capital deve servir à economia e não a economia servir ao capital.