O Guia Ilustrado para Identificação de Ácaros da Família Macrochelidae em Esterco resulta da necessidade de divulgar amplamente o histórico, o conhecimento e os resultados em pesquisas ligados à taxonomia dos macroquelídeos, visando a gerar subsídios que facilitem e aprimorem a integração de ações na identificação desse grupo de ácaros. Já é descrito em ampla literatura o seu potencial como inimigos naturais, com destaque nas perspectivas como agentes de controle de pragas nos agrossistemas.
Nesse contexto, consolidar os conhecimentos e destacar os procedimentos básicos necessários para reconhecer as espécies de macroquelídeos associados ao esterco de animais é vital para a fundamentação teórica e aplicada do controle biológico e manejo de pragas, valorizando o desenvolvimento de estratégias geradas a partir do reconhecimento da nossa biodiversidade, taxonomia, e destacando o suporte dos estudos em Filogenética.
Desejamos que as informações disponibilizadas neste livro auxiliem aqueles que buscam integrar os conhecimentos clássicos em Acarologia, nas diversas regiões do Brasil.
Desse modo, aprimorando a taxonomia com as práticas modernas da Biologia Evolutiva, para que possamos contribuir para uma produção agropecuária sustentável e alinhada à produção de técnicas e de produtos com tecnologia nacional.