A falta de experiência em transações de fusões e aquisições (M&A) e a complexidade envolvida, assim como a escassez de guias corporativos com as melhores práticas alinhadas às características e necessidades das companhias, são problemas que requerem atenção, tendo em vista os riscos e impactos de um processo de M&A sobre os negócios e sobre a sociedade.
A partir de um estudo das obras e pesquisas acadêmicas somadas à sua experiência profissional, o autor elaborou o GUIA, dividido em duas partes:
PARTE I, o autor contextualiza o mercado de fusões e aquisições (capítulo 1), discorre sobre as estratégias e principais sinergias pretendidas pelas companhias (capítulos 2 e 3), descreve as classificações teóricas e jurídicas das operações de M&A (capítulo 4), apresenta um sucinto referencial teórico sobre o processo de M&A (capítulos 5 e 6) e seus fatores críticos de sucesso (capítulo 7). Conclui apresentando os principais tópicos de Direito Econômico sobre o tema (capítulo 8).
PARTE 2, após discorrer brevemente sobre a aplicabilidade e limitações do GUIA (capítulo 9) e sobre as atribuições de um departamento de M&A (capítulo 10), o autor apresenta o GUIA DE PLANEJAMENTO PARA OPERAÇÕES DE M&A (capítulo 11) com recomendações de melhores práticas para o planejamento de cada fase de uma transação.
O livro visa contribuir e atender, de forma geral, às necessidades e características das empresas e gestores brasileiros interessados em planejar operações de M&A.