Eles são assustadores, mas, ao mesmo tempo, geram fascínio e curiosidade. Apenas pelo fato de terem vivenciado a experiência da morte e tomado consciência dela, os vampiros, por exemplo, já teriam características suficientes para despertar interesse nos humanos. Não bastasse isso, lendas sobre essas criaturas sombrias que voltam para assombrar os vivos surgiram em várias culturas ao longo do tempo. Mas o tema vai muito além. Baseado na figura delineada no século 19, o vampiro adquiriu ares românticos e sensuais. Prova disso é a explosão de livros, filmes e séries com esses seres que sugam sangue e conquistam, cada vez mais, públicos dos mais diversos.
E quanto aos zumbis, o que há por trás dessas criaturas? Pelo mundo, existem milhões de fãs que consomem livros, filmes, quadrinhos e games sobre o tema. Outra prova que os mortos-vivos fazem a cabeça de pessoas de todas as idades são as Zombie Walks, caminhadas que acontecem em diversas cidades do planeta, em que centenas ou milhares de pessoas andam pelas ruas caracterizadas de desmortos, agindo como se tivessem acabado de sair de suas tumbas. E o que falar então do sucesso do video clipe Thriller, do ícone Michael Jackson?
Mais de três décadas já se passaram do lançamento da música, porém ela continua mais viva do que nunca. Contudo, será que os zumbis existem mesmo? A seguir, você verá que, pelo menos, na religião vodu sim... Arrepiante! Reais ou não, a dica é mergulhar nas próximas páginas deste guia e conhecer um universo sombrio, porém totalmente fascinante.