Exu, orixá, entidade, divindade, demônio, luminoso ou portador das sombras. Mal compreendido, mal interpretado, desconhecido e associado aos trabalhos de magia negra. Exu. O portador da luz ou o mensageiro das trevas? Quem realmente é Exu? Enigmático, irreverente e controverso. Exu povoa o imaginário humano, levanta suspeitas e ao mesmo tempo se apresenta transparente. Exu é exatamente tudo aquilo que nossa imaginação ou raciocínio humano é capaz de produzir.
O enigmático e fabuloso universo de Exu é matéria para várias teorias e especulações. Exu De acordo com alguns pode ser algo muito distante de nós e apenas vive na nossa farta imaginação. Já para outros, Exu está muito perto e quase se torna parte importantíssima em nós mesmos. O que é, ou melhor, quem seria Exu? Entender os mistérios de Exu faz-se necessário para que possamos compreender a própria essência da religião de Umbanda. Exu está no início, no meio e no fim dos fundamentos da Umbanda. Torna-se impossível dissociar Exu das crenças umbandistas.
Vamos, então, em busca dessas respostas e ao encontro de novos questionamentos. Afinal de contas, não há fim para o conhecimento. O que realmente existe são apenas tomadas de decisões e mudança nas direções que precisamos para alcançar aquilo que continua a ser um véu de mistério para nossa compreensão. A busca infinita e contínua das respostas que latejam nas nossas mentes é propriedade exclusivamente nossa. O conhecimento liberta as mentes das prisões da ignorância humana.