Quando e onde começa o teatro? Desde a infância, quando assistimos ao primeiro espetáculo? Nas experiências escolares, nas disciplinas de Português, Literatura ou Artes? Nas iniciativas dos grêmios estudantis durante o Ensino Médio? Ou em meio a oficinas de iniciação teatral no período da juventude? Seria ainda na universidade, ao assistir às peças dos amigos ou ao ingressar em um grupo de teatro amador?
Em alguns casos o início é facilmente identificável. Em outros, é possível responder afirmativamente a todas as perguntas acima. Assim, embora possa haver inícios, vínculos e significados distintos para o teatro, quando essa experiência ocorre durante a universidade, ela ganha novos sentidos. Pode ser uma oportunidade para a melhoria da comunicação, da expressividade, da socialização. Pode ser uma marcante autodescoberta, ou um impulso para o pensamento crítico. Pode ser um dos mais significativos processos de trabalho coletivo. Pode, ainda, ser um passaporte para a profissionalização. Em todos esses casos há uma certeza: a de uma experiência única, transformadora, inesquecível!
Esse livro se propõe a registrar os espetáculos realizados durante os quarenta anos de vida e de efervescente atividade do Grupo Tanahora, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Ele é uma homenagem aos seus diretores, Lineu Portela, Laercio Ruffa e Chico Nogueira, aos profissionais que forneceram assessoria técnica e artística, e às centenas de jovens que formaram o elenco das dezenas de espetáculos realizados dentro e fora dos muros da universidade. Os inúmeros cartazes, programas de espetáculos, fotos, depoimentos e narrativas que pudemos coletar certamente não farão jus à importância de um dos mais antigos e produtivos grupos de teatro universitário do Paraná. Mas é um começo. Que venham ainda muitas outras décadas e muitos outros começos!