Qual a conexão entre um consumidor de bioetanol ou açúcar "verde" na União Europeia e as condições de trabalho dos cortadores de cana no Brasil? Como uma certificação pode mudar a percepção de sustentabilidade de uma cadeia do agronegócio? Este livro traz as respostas por meio de uma compreensão sociopolítica da governança e interconectividade moral e pragmática dos indivíduos e atores do mercado em face dos riscos atrelados à produção.
Por meio de um estudo de caso da inserção e administração que a certificação Bonsucro desenvolveu no setor sucroalcooleiro, desenvolve-se uma tese surpreendente de como esquemas de certificação criam uma nova configuração de governança transnacional híbrida entre público e privado, mostrando tensões e conexões entre instituições tradicionais do Estado, trabalhadores, agricultores, industriários, sociedade civil, intermediários e usuários finais.
Os capítulos do livro convidam estudantes, pesquisadores e interessados no assunto a explorar um quebra-cabeças envolvendo a cadeia comercial global da cana-de-açúcar, os biocombustíveis, a governança por meio de standards, a política de energias renováveis da União Europeia, a estrutura e prática da Bonsucro como trajetória para trazer luz a um aprendizado mais amplo sobre gestão da sustentabilidade globalizada e seus resultados cosmopolitas para quaisquer commodities.