Nos últimos anos a prática de exercícios físicos se caracterizou pelo desenvolvimento rápido de uma variedade de meios e métodos que permitem ao indivíduo escolher e realizar exercícios de forma saudável e prazerosa.
Pesquisadores de diversos países do mundo têm dedicado suas atenções no sentido de pesquisar os efeitos e formas de controle da prática desses exercícios, que na sua maioria estão voltados para o desenvolvimento dos níveis de aptidão aeróbica. Na prática, a grande variedade de atividades cresce a cada dia e na maioria das vezes, nos cursos de Educação Física nas Universidade e Faculdades, não são discutidos em profundidade.
Atualmente cresceu muito no Brasil a prática de atividades aquáticas, seja ela de forma regulamentada ou mesmo adaptada, como é o caso dos exercícios realizados dentro da água. Essa atividade pouco a pouco vem ganhando popularidade, principalmente porque se trata de uma atividade que pode contribuir para a melhoria da qualidade de saúde do indivíduo.
Esta obra, que temos a satisfação de apresentar no Brasil, trata-se de um livro, em que o autor dedicou-se aos estudos voltados para os aspectos metodológicos, da estruturação e controle da aula de ginástica aquática, além de discutir, aspectos voltados aos efeitos e cuidados a serem tomados na prática dessa atividade. O nosso desejo é que essa obra seja um instrumento teórico que venha auxiliar os professores da área, a raciocinar de forma um pouco mais científica.