Este livro abarca reflexões sobre o monitoramento da oferta do ensino e a gestão escolar envolvida diretamente no processo. Instiga o leitor a perceber e se debruçar sobre as análises realizadas nas entrevistas entre diretores de escolas públicas, na ânsia de estabelecer relações e critérios para a criação de um programa de monitoramento eficaz.
A ideia chave de se realizar entrevistas com diretores parte da premissa de que as análises podem acontecer de diferentes pontos de vista, e todos de um campo educacional similar. A análise dos resultados das avaliações externas permite, ao leitor, verificar os pontos fortes e vulneráveis que podem ser utilizados como partida para a criação do programa de monitoramento das escolas públicas.
A criação de um programa para monitorar a oferta do ensino, na busca de qualidade, equidade e ética, requer um desdobramento de olhares, não apenas focado no diretor escolar, e sim numa ação que se destina a um ato coletivo.
O livro dividido em capítulos segue uma lógica que traz desde o início do processo da criação do cargo de diretor pedagógico nas escolas, segue para uma análise de gestão democrática, para o lançamento das perguntas das entrevistas, e por último a análise e as relações estabelecidas entre as respostas. A conclusão culmina na estruturação de um programa de monitoramento para qualificar a oferta da educação, como um ato coletivo.