O propósito de Gestão de riscos com controles internos é contribuir para a especialização e a orientação das melhores técnicas e práticas, com base nas instruções dos mais variados órgãos nacionais e internacionais, a fim de facilitar o entendimento deste assunto tão evidenciado ultimamente.
Como complemento, a obra apresenta o COSO ERM, a Lei Sarbanes-Oxley e a ISSO 31000:2018 de Gestão de Riscos, que auxiliam no desenvolvimento e na implementação das melhores práticas de gestão de riscos e controles internos. Além disso, traz algumas metodologias de mapeamento e identificação de riscos e controles internos utilizadas em trabalhos do autor e aborda conhecidos casos de fraudes, que por ausência ou negligência de controles foram apresentados pela mídia.
A gestão de riscos e de controles internos faz parte de nosso dia a dia corporativo e é de suma importância nas melhores práticas de governança corporativa e para captação e manutenção de clientes, controle financeiro, contábil, tributário, de ativos e instrumentos derivativos, de tecnologia da informação, continuidade e gestão de crises, segurança da informação e compliance, entre outras.
Na realidade, tudo isso abrange os controles dos ativos da organização, das áreas cujas atividades proporcionam a manutenção do rendimento mensal dos colaboradores assim como das metas dos acionistas e dos investidores da organização, que esperam retorno dos investimentos.
"