De um modo genérico, a Geografia Econômica é o ramo da ciência geográfica que analisa a materialização do fenômeno econômico no espaço. Após muitos anos ministrando a disciplina Geografia Econômica no curso de licenciatura em Geografia, o autor percebeu a escassez de textos e de materiais que pudessem organizar e sumarizar o universo de temas que compõem esse ramo da Geografia.
Dessa maneira, o presente livro é a busca por agregar os principais assuntos para iniciar de modo científico os estudos econômicos no espaço.
Mesmo o texto sendo direcionado à didática ao ensino superior, a variedade de temas e abordagens contidas nesse livro atende, também, a um público muito diverso, indo de áreas correlatas até os leitores curiosos pelos fenômenos econômicos materializados no espaço. Construído para se levar a um entendimento cadenciado e pedagógico, o qual contempla os principais conceitos da ciência geográfica (espaço, paisagem, lugar, região, rede e território), conjuntamente revalorizando os princípios da Geografia (localização, extensão, atividade, conexão, relações, causalidade e analogia), o texto também procura evidenciar os temas imprescindíveis para uma análise estruturada em um olhar geográfico econômico.
Para a efetivação dessa análise, o autor propõe algumas abordagens básicas a fim de orientar as pesquisas dos ingressantes na academia. As abordagens e noções aqui tratadas são: a evolução epistemológica, a localização, os fatores locacionais, as influências mútuas do espaço e da atividade econômica, as escalas cartográficas, o recorte temporal e, por fim, a extensão das interações verticais
e horizontais das atividades econômicas no espaço.
A soma dos conhecimentos da Geografia e os da Economia é, sem dúvida nenhuma, um conjunto de ferramentas importantíssimo para produzir entendimento e proposições. As discussões, os debates e as incertezas também se somam, embora essas adversidades somente alimentem a incessante disposição de iluminar o desconhecido no espaço geográfico. Julga-se que essas abordagens e conceitos
poderão amparar os estudos introdutórios da Geografia Econômica.
Em resumo, almejamos deixar claro para os alunos ingressantes, e público em geral, que a partir da escolha de uma atividade econômica espacializada, podem-se aplicar as referidas abordagens e noções para uma análise coerente e digna de se enquadrar como um estudo científico.