A complexidade do mundo atual desafia o conjunto de saberes disciplinares institucionalizados com seus conceitos e discussões, especialmente os campos da Geografia e das Relações Internacionais. A interlocução entre esses campos, no entender dos organizadores e autores desta obra, potencializa o desenvolvimento de alternativas analíticas que buscam somar às já existentes, muitas vezes focadas nas particularidades de seus objetos teóricos. Duas décadas adentro no século XXI, em um mundo atravessado por inúmeras crises e desafios, são muito mais dúvidas do que certezas que nos inquietam, e a América Latina e o Caribe não estão alheios a essas transformações do mundo e nem refratários às questões da atualidade.
Por esse motivo, a coletânea Geografia das relações internacionais da América Latina e Caribe: temas e debates busca contribuir para discussões teóricas e empíricas sobre o momento geopolítico em que nos encontramos. Ao longo da obra, tanto os capítulos sobre discussões conceituais quanto os que tratam de estudos de casos compõem um sobrevoo sobre algumas das principais questões da nossa região no atual cenário geopolítico mundial. As autoras e os autores, que foram ou ainda são estudantes de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas, bem como alguns membros do grupo de estudos, buscam, sob a orientação da professora Claudete de Castro Silva Vitte, jogar luzes no lusco-fusco da realidade do mundo atual, refletindo sobre algumas questões urgentes para pensar a nossa realidade latino-americana e caribenha.
Na primeira parte estão reunidos os trabalhos que, por meio da discussão teórica da Geografia Política e da Geopolítica, buscam verificar pontes e conexões com as Relações Internacionais e vice-versa. Já na segunda parte, o foco é apostar em conexões desses campos disciplinares a fim de compreender os jogos de interesse, os conflitos e emancipações que marcaram e marcam a formação territorial da América Latina e do Caribe.
Diante das atuais mudanças geopolíticas do mundo, espera-se que a leitura permita não apenas a reflexão, mas também a busca por encontrar caminhos que nos permitam construir o vasto horizonte das geografias possíveis na nossa região.