Este livro tem como objetivo apresentar referências científicas que comprovam a eficácia do treinamento em Funções Executivas em crianças da Educação Infantil com baixo rendimento escolar. Também, avalia programas nacionais e internacionais de intervenção que trazem possibilidades para educadores desenvolverem estratégias para melhoria do desempenho escolar desses alunos. Demonstra a eficácia desses programas no desenvolvimento das Funções Executivas e a importância de intervenções a curto, médio e longo prazo para se evitar déficits na aprendizagem.
É comum encontrar alunos com baixo desempenho em Funções Executivas no segmento Educação Infantil e encontrar estratégias e possibilidades de melhoria no desempenho escolar é fundamental para o processo de aprendizagem e formação de uma base sólida para as demais etapas da vida acadêmica.
Quando as crianças têm oportunidade de desenvolver essas habilidades executivas, vivenciam benefícios de longo prazo. Essa é a fase mais importante para a formação da arquitetura do cérebro e de se construir competências sociais, emocionais e cognitivas.
O conteúdo deste livro mostra que as defasagens podem ser prevenidas, trabalhadas e superadas por meio do treinamento das Funções Executivas na própria sala de aula em atividades da rotina escolar. Ele auxilia os educadores e educadoras a melhorarem a vida de crianças no desempenho de suas tarefas, conscientizando-as de sua capacidade de realizar, de fazer e de conseguir alcançar seus objetivos.