Imagine encontrar um caderno de 2007 de um estudante da faculdade de Filosofia que fazia curso de Iniciação Astronômica, participava de um grupo de estudos em Filosofia e Psicanálise, trabalhava na Secretaria de Segurança Pública e era amante da Natureza, da Cultura Pop e de patinação? Esse livro é um amálgama de fichamentos em formato de poema que exprimem a experiência vivida por JJ Ramper no ano de 2007.
FRAGMENTOS MURTADOS são anotações feitas por JJ Ramper durante o ano de 2007, sendo sua maioria em formato de poemas e poesias. Os fragmentos possuem reflexões filosóficas e psicanalíticas, além de conter informações astronômicas. A escolha da palavra Fragmentos se deu por tratar-se de pedaços de textos sem uma conexão propriamente lógica, enquanto Murtados foi criada pelo autor em homenagem à sua mestra: Cláudia do Carmo Pereira Murta!
JJ Ramper é formado em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo e possui pós-graduação em Psicologia Jurídica e Forense. Trabalhou no Planetário de Vitória (ES) e desde o ano de 2013 é sócio do Centro Cultural Vila Laje (São Gonçalo - RJ), onde funciona o Clube de Astronomia Leonardo Da Vinci e o Observatório Astronômico Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, coordenados pela cientista social Graça Velho e pelo astrônomo Milton Machado.