Esta obra é fruto da pesquisa de Doutorado, realizada em uma escola pública municipal, em Teresina-PI, nos anos de 2016 a 2018, visando investigar as contribuições da formação continuada para a reelaboração das práticas pedagógicas dos professores no ensino de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir de considerações sobre a formação dos professores no Brasil, professores de Ciências da Natureza e seus aspectos históricos.
A metodologia se deu por meio da pesquisa-ação, e explicita a "Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais e a Prática Pedagógica em Ciências da Natureza", com a compreensão dos professores sobre: formação, os cursos e programas existentes e a reelaboração da Prática Pedagógica em Ciências da Natureza, realizando ciclo de conversas, e 05 (cinco) professores parceiros e seus relatos, com oficinas e o estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
E, nas considerações finais, relata que a formação continuada contribui para a reelaboração das práticas dos professores, baseada na reflexão crítica, com saberes específicos para a área de Ciências da Natureza, tendo em vista mudanças que o ser humano vivencia, e suas necessidades formativas. Profª Dra. Maria Oneide Lino da Silva-UFPI/FAESPI