Neste livro, André DeMarco apresenta um material inédito em português sobre a folha de Coca. A obra proporciona um mergulho profundo nas diversas tradições indígenas, desde os Andes até a Amazônia, evidenciando como diferentes povos se conectam a essa planta, seus múltiplos usos e sua importância histórica nessas culturas ancestrais. O material também inclui um levantamento dos povos originários do Brasil que fazem uso sagrado e ancestral da Coca, um tema ainda muito pouco conhecido pelo povo brasileiro.
Com uma abordagem científica, fundamentada em diversos trabalhos acadêmicos, o livro apresenta e analisa as notáveis propriedades nutricionais e medicinais da Coca, comprovando seu valor como superalimento e seu poder medicinal para a sociedade, muito além do uso distorcido que se popularizou nas últimas décadas. Além disso, a obra traz uma perspectiva espiritualista, fundamentada na antropologia multi-espécie, destacando a entidade feminina sagrada associada à planta: a Mama Coca.
Esta obra tem como missão esclarecer duas questões fundamentais: folha de Coca não é cocaína e folha de Coca não é droga.