"Um olhar interessante sobre a psicologia e a neurociência por trás do ato de influenciar os outros" — Kirkus Reviews.
Este é um livro sobre persuasão. Mais especificamente, sobre uma linhagem espetacular de persuasão — a Flipnose —, com um período de incubação de segundos e uma história evolutiva só um pouqui-nho mais longa.
A todo momento, alguém está tentando nos persuadir a alguma coisa. Seja o noticiário, a Internet, colegas de trabalhos e familiares, tudo e todos tentam influenciar nossos pensamentos. Em troca, da mesma forma, esperamos estar persuadindo os outros. Entender as dinâmicas da persuasão pode nos ajudar a atingir nossos objetivos — e a resistir à manipulação daqueles que não necessariamente têm os nossos melhores interesses em mente.
O psicólogo Kevin Dutton, autor de A sabedoria dos psicopatas, identificou uma forma poderosa de persuasão imediata e instintiva, um método de influência que permite às pessoas desarmar o ceticismo alheio, vencer discussões e fechar negociações vitoriosas em questão de segundos. Com uma combinação de técnicas sagazes e pesquisas aprofundadas nos campos da psicologia e da neurociência, este fascinante livro apresenta os mestres da persuasão que vivem entre nós — monges budistas, mágicos, publicitários, vigaristas, negociadores de reféns e até mesmo psicopatas — e revela quais caminhos no cérebro nos convencem a acreditar em algo mesmo quando sabemos que nada daquilo é verdade.
A incongruência (ou surpresa) é um componente chave, mas é só uma parte. Se a gente vai aproveitar uma situação ou se vai deixar as coisas pra lá é algo que depende de quatro fatores adicionais: simplicidade; interesse pessoal evidente; autoconfiança; e empatia — fatores tão importantes para a persuasão nos reinos vegetal e animal quanto são para as falcatruas de alguns dos caloteiros mais brilhantes do mundo. Combinados entre si, esses cinco ingredientes do coquetel de influência são letais. E mais ainda quando são tomados puros, sem a diluição da retórica, sem a conta¬minação do argumento.
Ilustrado com situações bem-humoradas e poderosos argumentos, Flipnose oferece um vislumbre da arte e da ciência por trás de convencer as pessoas a fazer o que queremos.