Os textos aqui reunidos são produto do Projeto de Pesquisa "Imobiliário e infraestruturas sob domínio de Grandes Grupos Econômicos: financeirização e metropolização do espaço na São Paulo do século XXI" desenvolvido entre 2020 e 2022, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Auxílio Regular – Processo nº 2019/18881-0. A profunda reorganização dos setores empresariais com atuação na produção do espaço evidenciada ao longo do século XXI deu relevo ao crescente papel dos Grandes Grupos Econômicos. Protagonistas em grandes incorporações imobiliárias, em processos de privatização de infraestruturas e no desenho de grandes fundos de investimento, a ação dessa forma particular de organização de capital tem assegurado crescentes níveis de coordenação das transformações espaciais, como procuramos revelar neste livro.
Tomando a frente em sofisticados processos de centralização de capital, tanto no aperfeiçoamento dos mecanismos de captura do fundo público, como no desenvolvimento de novas formas de associação com o capital financeiro internacional, a análise da atuação desses grupos ilumina importantes articulações entre os processos de financeirização e metropolização do espaço. Enfatizando a ação dominante dos Grandes Grupos Econômicos brasileiros, e privilegiando as dinâmicas evidenciadas sobretudo na Região Metropolitana de São Paulo, essa publicação considerou o desafio de avançar teoricamente na compreensão das mudanças de reprodução do capital na produção do espaço, considerando para além dos processos de valorização, os de capitalização. Através de distintos casos, abordagens e recortes de pesquisa, os textos discutem teórica e empiricamente como a ação de Grandes Incorporadoras, Empreiteiras e Grupos Industriais, além de serem determinantes na condução de importantes transformações no espaço metropolitano, tornam-se chaves na compreensão de aspectos particulares do avanço da financeirização no Brasil.
Os capítulos aqui apresentados foram organizados a partir de três ênfases específicas que procuram analisar os processos de reorganização dos Grandes Grupos Econômicos e sua ação política, as estratégias e os instrumentos financeiros mobilizados e os novos conteúdos dos processos de reestruturação urbana.