Este livro explora a eterna presença do papel do guerreiro nas sociedades, desde tempos remotos até os dias atuais, destacando elementos característicos do ethos do guerreiro que transcenderam épocas. Quais são esses elementos? Como os guerreiros de Homero, a "alma de prata" de Platão e os bravos da nossa era se assemelham? O que os define?
A obra é dividida em três partes distintas. Na primeira parte, o autor analisa elementos pessoais que contribuem para a formação da personalidade de um indivíduo. Aspectos como personalidade, valores e jornadas de vida moldam o caráter do indivíduo. Na segunda parte, são explorados aspectos que envolvem o coletivo, representando a relação do indivíduo com seus pares na sociedade. Por fim, na terceira parte, os ensaios delineiam o primeiro arquétipo fundamental na sociedade: o guerreiro.
Com base nestes ensaios, o livro aborda temas como coragem, discernimento, ritos de passagem e as principais expressões associadas às profissões combativas que são consideradas parte do arquétipo do guerreiro. O leitor será conduzido a uma compreensão mais profunda do significado de frases emblemáticas, como "si vis pacem para bellum", "força e honra", "ad sumus" e muitas outras que compõem o ethos do guerreiro contemporâneo.