A cidade, escopo deste livro, é compreendida como um microcosmo da civilização, onde diferentes culturas, ideias e valores se encontram e se transformam, oferecendo elementos aglutinadores para o desenvolvimento de uma "Filosofia da Cidade". Esta reflexão é direcionada a explorar as teias de relações entre o espaço público e a vida humana, ao mesmo tempo em que busca compreender os múltiplos desafios relacionados ao habitar, mobilidade, sustentabilidade, ecologia, justiça social, entre outros.
Sob o fenômeno do espaço público, textos de pensadores contemporâneos discutem como o habitar pode influenciar a interação social e o bem-estar dos cidadãos. Eles exploram também como a organização e a configuração dos espaços urbanos podem facilitar ou dificultar o encontro e a convivência entre diferentes grupos sociais, promovendo ou restringindo o acesso a recursos e oportunidades no espaço habitado e praticado.
Deste modo, convidamos você, nesta coletânea de textos em que os autores e autoras se debruçaram para refletir e repensar essas relações no espaço público, a explorar a "Filosofia da Cidade" como agentes em transformação. Pois, como destaca Hannah Arendt: "Fluindo na direção da morte, a vida do homem arrastaria consigo, inevitavelmente, todas as coisas humanas para a ruína e a destruição, se não fosse a faculdade humana de interrompê-las e iniciar algo novo, faculdade inerente à ação como perene advertência de que os homens, embora devam morrer, não nascem para morrer, mas para começar".