Este livro apresenta discussões acerca do fechamento de escolas do campo no Brasil, mas de modo especial na Bahia. Infelizmente, temos nos deparado com esta ação desrespeitosa dos gestores educacionais de vários municípios e estados no país, os quais, não têm garantido os direitos de nossos alunos e alunas de estudarem nas suas comunidades de origem.
Ao analisarmos os recursos públicos para o transporte escolar nos municípios lócus da pesquisa, constatamos que esta política pública tem sido usada de forma inadequada, uma vez que tem gestores fechando as escolas do campo e transportando os alunos para a cidade, ao invés de utilizá-lo para fazer a percurso intracampo como está na legislação educacional.
Neste livro, o leitor encontrará elementos para compreender a importância da educação do campo como política pública para fortalecer a identidade camponesa, mas também, como ela NÃO tem sido garantida no país, pois o fechamento de escolas do campo tem imperado com o intuito de contenção de gastos e nucleação em algumas comunidades. Esperamos que essa realidade seja revista e que a classe trabalhadora do campo possa ter escolas de qualidade para seus filhos em suas comunidades, conforme está garantido nas políticas educacionais brasileiras.